Donna Shin

Seu site de modas e beleza

Renovar o visual, mudar o corte e também adotar uma nova cor para os fios pode alimentar a autoestima.

Porém, fazer a escolha certa não é uma tarefa fácil e transformações exigem manutenção regular, além de cuidados extras para que os cabelos permaneçam saudáveis. Saiba o que fazer (e o que não fazer) para fazer uma mudança de visual em seus cabelos!

 Na hora de colorir ou mudar o tom do cabelo

A sugestão dos coloristas é sempre fazer uma mudança de tom no salão de beleza com um profissional.  Os fios coloridos só podem ser clareados com o uso de descolorantes. As morenas devem fugir de procedimentos agressivos e clarear o cabelo aos poucos, fazendo primeiro mechas. Tudo isso deve ser feito por um profissional.

Para escolher uma cor que combine com você, há uma regra que inclui duas variáveis: o tom de pele e de cabelo.

Tons de cabelo

  • Castanho claro combina com: loiro escuro.
  • Castanho escuro ou preto combina com: marrom, chocolate, loiro dourado.
  • Castanho combina com: loiro claro, loiro ou loiro escuro.

Tons de pele

  • Peles claras combinam com: loiros de qualquer tonalidade.
  • Peles morenas combinam com: marrom, avermelhados leves e chocolate.
  • Peles negras combinam com: marrom escuro, marrom claro e avermelhados leves.

Cores

Cabelos Pretos

Você mudaria a cor do seu cabelo?

Os cabelos pretos precisam de cuidados especiais tanto quanto os loiros. O cabelo preto, quando não é bem cuidado, acaba ficando com uma aparência de desleixo, pois desbota facilmente, puxando para o avermelhado ou alaranjado, além de ficar sem brilho, sem maciez, com aspecto espigado e ressecado, principalmente nas pontas.

A decisão de pintar o cabelo de preto deve ser bem pensada, pois é uma cor bem difícil de ser clareada e que, a longo prazo, vai acumulando nos fios, deixando-os com aparência ressecada e favorecendo a quebra. Além disso, fique atenta ao seu tom de pele: pessoas mais claras ou amareladas costumam não ficar muito bem com essa cor.

O grande charme dos cabelos pretos é o seu brilho. Por isso, é fundamental investir em bons produtos, hidratações e fazer banho de brilho para mantê-lo sempre brilhoso e macio!

Cabelos Castanhos

Você mudaria a cor do seu cabelo?

Os tons de castanho sempre estão em alta. São cores que combinam tanto para quem tem pele clarinha e pálida como para quem tem a pele bronzeada.  O uso de produtos específicos para o tom garante que eles não fiquem frágeis ou quebradiços.

Os shampoos e condicionadores para cabelos castanhos realçam e intensificam a cor, tanto dos cabelos coloridos como dos naturais. Aliás, os cabelos castanhos tingidos desbotam ainda mais rápido que os loiros. Por isso, os cremes com proteção solar, que criam uma camada protetora nos fios e garantem a duração da cor não devem ser deixados de lado. Aplicar silicone é um dos cuidados com cabelos castanhos que ajuda a fechar as escamas dos fios e deixar as madeixas com um aspecto mais uniforme e brilhante. Use nos cabelos secos ou levemente úmidos.

O castanho tem várias nuances: avermelhadas, mel, chocolate, canela, cappuccino e marrom.

Cabelos Loiros

Você mudaria a cor do seu cabelo?

Toda loira bem sabe que manter os cabelos bonitos, brilhosos e saudáveis dá trabalho, custa caro e exige tempo. Os cuidados diários passam, obrigatoriamente, por produtos que tenham a finalidade específica de tratar os fios, fechar as cutículas e nutrir os cabelos.

Os shampoos, condicionadores e finalizadores devem ser específicos para cabelos loiros. É importante optar por shampoos que não contenham sal e que sejam hidratantes.  Além disso, para não correr o risco de ficar com os fios amarelos ou alaranjados é indicado o uso semanal de um shampoo desamarelador.

Como as descolorações removem os pigmentos naturais e abrem as escamas da fibra capilar, elas ressecam os fios é indispensável o uso de hidratações potentes para recuperar os fios e devolver o brilho, a maciez e o balanço. Essas hidratações, que devem ser semanais, precisam conter ativos que hidratem profundamente para recuperar a força dos fios, por isso procurem produtos que contenham substancias emolientes para devolver maleabilidade aos fios.

A reposição de queratina é importantíssimo para quem descolore os fios, isso porque a queratina devolve a elasticidade evitando a quebra. Se você usa chapinha ou secador, jamais esqueça dos termo protetores. Os produtos termo protetores criam uma película protetora que , além  de proteger o cabelo da agressão do secador e da chapinha, ressaltam a luminosidade dos fios aumentando o brilho.

O uso do filtro solar capilar, ou de shampoos e condicionadores que tenham fator de proteção solar, é super importante para a manutenção da cor e deve ser usado diariamente, sobretudo para  quem mora em lugares mais quentes.

Cabelos Vermelhos

Você mudaria a cor do seu cabelo?

Arrebatador em qualquer época do ano, mas principalmente no inverno, o cabelo vermelho nunca sai de moda. O cabelo tingido de vermelho desbota bastante por ser uma pigmentação mais difícil de aderir ao fio. O ideal é que os primeiros retoques sejam feitos em intervalos menores, ajudando na fixação da tintura. Após os dois primeiros meses, o retoque pode ser feito a cada 30 dias.

É muito fácil o cabelo ruivo ficar com uma aparência opaca, sem vida. Para reverter esse processo, a solução é uma reestruturação capilar que vai selar as cutículas, impedindo que o cabelo fique poroso e desbote a tinta com mais facilidade.

Para que o cabelo não desbote ou fique com aquela aparência “queimada” por conta dos raios solares, a dica é lavar os cabelos com água mineral e, depois, aplicar um produto específico para exposição ao sol.

Os shampoos e condicionadores antioxidantes são aqueles específicos para cabelos tingidos e usá-los garante que a cor dure por mais tempo. Também é importante usar um produto específico para o seu tipo de cabelo e de acordo com o que ele necessita, pois assim você mantém o fio tratado, brilhante e sedoso, em vez de pesado e opaco.

O truque para que a cor dure mais é passar um tonalizante da mesma cor ou de uma cor próxima à tintura. Isso também faz com que a cor dure por mais tempo e o cabelo mantenha o brilho.

Como cuidar dos cabelos tingidos?

Quando uma química, como a tintura, é aplicada sobre os cabelos, é necessário estar ciente de que será preciso dedicar um tempo a mais para fazer a manutenção da cor, assim como adotar determinados tratamentos para evitar danos. Uma coloração de qualidade não prejudicará os fios, porém algumas mulheres acabam comprando produtos baratos que possuem menos pigmentos.

Você mudaria a cor do seu cabelo?

Além de hidratações semanais, a nova rotina inclui shampoo, condicionador e leave-in especiais para cabelos coloridos. Como esses produtos ajudam a manter os fios fechados, protegem contra danos externos que podem torná-los mais frágeis e porosos.

Quando a estrutura do fio está aberta, a probabilidade da cor desbotar e precisar de retoque é maior. E a reaplicação excessiva da tintura diminui a durabilidade do tom escolhido, o que pode tornar inevitável os danos causados à estrutura do fio. Os tons de loiros extremamente claros precisam de mais proteção — principalmente quando expostos à praia ou piscina —, pois a cor pode se alterar, deixando um aspecto esverdeado.

E você, gostaria de mudar a cor dos seus cabelos? Compartilhe!